Palestra dirigida aos alunos: “O meu Cérebro quando Aprendo”

No passado dia 19 de Abril, decorreu no auditório da EPM, uma palestra deveras interessante, subordinada ao tema: “O meu Cérebro quando Aprendo”, que teve como tema central a nossa Saúde Mental aplicada à Educação/Aprendizagem. Esta sessão teve o enriquecedor contributo em experiências e conhecimento da Professora e Investigadora Joana Rato, da Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, e do NICE Lab – Neuroscience for Innovation, Communication and Education, que dinamiza o grupo de trabalho Mente, Cérebro e Educação. É Psicóloga da Educação, doutorada em Ciências da Saúde tendo escrito o ensaio Mente, Cérebro e Educação (em 2023) e, em coautoria com o neurologista Alexandre Castro Caldas, Quando o Cérebro do Seu Filho Vai à Escola (em 2017) e Neuromitos (em 2020). De modo a aumentar o conhecimento da população estudantil sobre o funcionamento do nosso cérebro e de como este nos ajuda a aprender todos os dias, foi transmitida informação de como podemos recordar essa informação, reter na nossa memória e organizar o estudo de forma mais consciente. A dinâmica/atividade prática de construção de um “chapéu-cérebro” demonstrou como é essencial cuidar e preservar a nossa saúde mental, em particular conhecendo as diferentes partes do cérebro e compreendendo o processo de maturação cerebral. Foi uma sessão muito esclarecedora que despertou a atenção e participação de todos, uma vez que é preocupação de todos nós cuidar da nossa saúde mental e obter os melhores resultados escolares.