FORMAÇÃO – A Ciência do Cérebro Aplicada à Prática Educativa 培育講座-腦部科學應用於教學實踐

Joana Rato, psicóloga da educação e doutorada em Ciências da Saúde (na especialidade de Neuropsicologia) pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (UCP), é investigadora no NICE Lab – Neuroscience for Innovation, Communication and Education da UCP, onde dinamiza o grupo de trabalho “Mente, Cérebro e Educação”. No passado sábado, dia 13 de abril, no auditório da EPM, numa sessão dirigida a professores, explicou como o mito de adaptar o ensino aos estilos de aprendizagem dos alunos ganhou fama. Efetivamente, nas escolas os neuromitos estão mais presentes do que os dados vindos da ciência. Aludiu à insuficiência de informação de base científica necessária aos professores e a todos os interessados em educação, e referenciou um projeto de informação online de acesso livre e gratuito, para pais, professores e todos os que se interessem por educação (https://www.iniciativaeducacao.org/), que contém, entre outros, materiais de apoio ao ensino e resultados recentes da investigação científica sobre educação. Os estudos comprovam que o processo educativo é um processo cumulativo, e, como tal, os resultados escolares num determinado momento dependem das circunstâncias a que o aluno foi exposto ao longo de todo o seu percurso escolar, e não apenas no momento em que convivemos, trabalhamos com ele, confirmando-se o peso que as famílias e a escola têm, de forma distinta, na formação dos resultados escolares dos alunos. Foi com muito interesse que todos os presentes acompanharam as descobertas das neurociências e o que estas podem fazer pela educação. Parabéns pelo trabalho e dedicação. P.S.: Está prevista uma sessão dirigida a alunos, para o debate de questões associados ao processo de aprendizagem: “O Meu Cérebro Quando Aprende”.

Joana Rato 是葡萄牙天主教大學 (UCP) 健康科學研究所的教育心理專家和健康科學博士(專攻神經心理學),她也是葡萄牙天主教大學 NICE 實驗室( 用於創新、傳播和教育的神經科學)的研究員。在實驗室,她推進「心智、大腦與教育」工作小組的工作。 上週六,4 月 13 日,在我校禮堂舉行的教師培育活動中,Joana Rato博士解釋了所謂「根據學生的學習方式調整教學」的傳說如何被普及。 事實上,在學校裡,這傳說比科學數據更常見。 她提到教師和所有對教育感興趣的人所需的科學資訊不足,並介紹了一個專為家長、教師和所有對教育感興趣的人免費探訪的在線信息項目(https://www.iniciativaeducacao.org/),計畫還包含教學輔助材料和教育科學研究的最新成果。 研究證明,教育過程是一個累積的過程,因此,特定時刻的學校成績取決於學生在整個學校生涯中所接觸的環境,而不僅僅是我們生活的那一刻。講座也肯定家庭和學校以不同方式塑造學生學業成績的重要性。 在場人士都懷著極大的興趣關注神經科學的新發現以及它們如何可以為教育帶來幫助。 感謝Joana Rato博士的講解和投入。 P.S. 可能有計劃舉辦一場專門為學生而設的培育講座,討論與學習過程相關的主題:「我的大腦學習時」。