A EPM celebra a Festa da Lua 澳門葡文學校慶祝中秋節

農曆八月十五日,是中國傳統的中秋節,是僅次於春節的第二大傳統節日。 八月十五恰在秋季的中間,所以稱為中秋節。 這天月亮是一年中最圓的時候,人們用月圓來象徵家人的團圓,在這天一家人都會聚在一起,所以也叫團圓節。 有祭月、賞月、拜月、吃月餅、賞桂花、玩花燈、猜燈謎等習俗。 除月餅外,各種時令鮮果和乾果也是中秋夜的美食。

No dia 15 do 8.º mês do calendário lunar tem lugar o tradicional “Festival do Meio do Outono” (Festival da Lua), também conhecido em Macau como o Festival “Chong Chao” (Bolo Lunar). Este é o segundo maior festival tradicional depois do “Festival da Primavera” (Ano Novo Chinês).

O nome “Festival do Meio do Outono” resulta do facto deste ocorrer a meio do outono.

Para os chineses, a lua simboliza a reunião com a família e neste dia a lua é a mais cheia do ano. É tradição os chineses reúnirem-se neste dia para um convívio familiar e, por isso, este festival também é conhecido como o “Festival do Reencontro”.

Durante os festejos, existem vários costumes: oferendas à lua, apreciar a lua, venerar a lua, comer bolos lunares, apreciar a flor “jasmim-do-imperador”, brincar com lanternas e realizar jogos de adivinhas. Para além dos bolos lunares, também são iguarias típicas da noite do “Festival do Meio do Outono” vários tipos de frutos frescos da época bem como frutos secos.