Visualização e debate de Filmes sobre o 25 de Abril (Plano Nacional de Cinema) 4.25革命電影觀賞和討論(全國電影計畫)

Enquadrado nas comemorações da EPM dos 50 anos do 25 de abril, as turmas do 9º ano A e B e do 10º ano A, assistiram à visualização do documentário “Cartas a uma Ditadura” de Inês de Medeiros, no Auditório da EPM, no dia 23 de abril. Durante esta semana, as restantes turmas do Terceiro Ciclo e Secundário puderam ainda assistir a esta e a outra obra fílmica denominada “Capitães de Abril”, tendo sido este último projetado nas aulas de Educação Cívica e Desenvolvimento. Antes e após a visualização destes filmes por parte dos alunos, conceitos relacionados com as mentalidades e épocas, formas de liberdade, fraternidade e igualdade foram debatidos em diferentes disciplinas como ECD e HGPM, bem como valores como a justiça, a coragem e o sacrifício. Precedido por um momento de conversa e debate, este documentário revisitou a memória dos anos de salazarismo, através do olhar e testemunho de várias mulheres que, durante o regime, foram convidadas a manifestar o seu apoio a Salazar falando-se sobre a condição feminina e as tarefas que estavam reservadas a estas num tempo de ditadura. Estes são filmes que foram distinguidos com vários prémios, tendo sido assim reconhecido o seu valor histórico, que permite reflexões sobre Portugal e a compreensão do processo que levou à Revolução dos Cravos, durante a ditadura de Salazar. Aqui ficam algumas questões pertinentes, sobre as quais os nossos alunos refletiram: – Qual o papel da mulher em geral na sociedade da época, e qual é esse papel agora? – De que maneira a diversidade da população portuguesa se encontra retratada no filme (ou não) “Capitães de Abril”?

作為澳門葡文學校紀念4.25革命50週年活動的一部分,九年級A班、B班和十年級A班於4月23日在學校禮堂觀看了由 Inês de Medeiros 製作的紀錄片“Cartas a uma Ditadura”。 本週,初中和高中班的學生也可以觀看這套影片和另一套名為 “Capitães de Abril” 的電影,後者在公民教育和發展課堂上放映。 學生們在觀看這些影片之前和之後,在公民教育和發展課堂和澳門和葡萄牙歷史和地理課堂等不同學科中討論了與那個時代相關的概念與心態,自由、博愛和平等的形式,以及正義、勇氣和犧牲等價值觀。 在對話和討論之前,這部紀錄片透過幾位婦女所親眼見到的和記證詞,回顧了薩拉查主義(salazarismo)歲月的記憶,這些婦女在該政權統治期間被邀請透過談論女性狀況和社會問題來表達對薩拉查的支持。 這些電影獲得了多個獎項,認可了它的歷史價值,使人反思葡萄牙並了解薩拉查獨裁統治期間導致康乃馨革命的過程。 以下是我們的學生思考的一些相關問題: 當時女性在社會中的角色是甚麼? – 電影 “Capitães de Abril” 如何(或不)描述葡萄牙人口的多樣性?