Palestras e Sessões Informativas do Projeto Be Cool – Saúde Física e Mental dos Jovens 「Be Cool計劃」專題講座及說明會-青少年身心健康

Decorreram nos dias 12 e 15 de março, no auditório da EPM, duas palestras informativas promovidas pelo projeto Be Cool da ARTM (Associação de Reabilitação de Toxicodependentes de Macau). Baseado no programa “Unplugged”, este projeto visa fortalecer as competências sociais dos jovens na tomada de decisões, resolução de problemas, lidar com as emoções, saber comunicar, entre outros objetivos. Estas palestras, muito participadas e interativas, foram dirigidas aos alunos das turmas 7º C, 8º B e C, 9º A e B, e 10º A, e versaram sobre os malefícios das drogas ilegais, cigarros, cigarros eletrónicos e álcool. A dinamizar estas conversas tivemos connosco a Assistente Social Rute Borges, coordenadora do projeto Be Cool, e o coordenador de atividades do projeto Be Cool, Rui Machado, que amavelmente partilharam os seus conhecimentos e experiência, e nos ajudaram a estarmos atentos, informados e, acima de tudo, conscientes das escolhas que fazemos. Ao longo desta semana, decorreram também sessões informativas e preventivas em prol da saúde física e mental dos jovens, adaptadas a cada nível etário, dirigidas ao 2º e 3º Ciclos e Secundário, durante o período de aulas da disciplina de Educação Cívica e Desenvolvimento.

在3月12日至15日,澳門戒毒康復會(ARTM)在學校禮堂舉辦了兩場主題為「Be Cool計劃」的專題講座。 該計劃以「Unplugged」計劃為基礎,目的是加強年輕人在決策、解決問題、處理情緒、溝通等方面的社交技能。 本次活動參與度高、互動性強,並專門對7年級C班、8年級B和C班、9年級A和B班以及10年級A班的學生進行講解。講座內容涵蓋非法毒品、香煙、電子煙和酒精的危害。 為了促進這些對話,我們邀請了社工兼 Be Cool 計畫的協調員Rute Borges 和 Be Cool 計畫的活動協調員 Rui Machado的參與,他們友善地分享了他們的知識和經驗,並幫助我們注意和知悉害處所在,而且,最重要是覺察自己所作的選擇。 在那星期的公民教育發展課程期間,學校也分別向高小、初中以及高中舉辦了適合每個年齡層的資訊和預防課程,以促進年輕人的身心健康。