FORMAÇÃO para o Desenvolvimento Profissional

ACD Metodologias Ativas de Aprendizagem e Recursos Digitais

No passado sábado, dia 21 de outubro, decorreu, no âmbito da formação contínua para o desenvolvimento profissional, uma Ação de Formação dirigida aos docentes da EPM, sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem e Recursos Digitais. A formação foi orientada por Adelina Moura, formadora da formação contínua de professores, com Mestrado em Supervisão Pedagógica e com Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, e assinalável reconhecimento da investigação-ação que tem vido a desenvolver sobre a utilização das tecnologias móveis na sala de aula. É investigadora integrada do grupo de I&D – GILT (Investigação & Desenvolvimento – Games Interaction and Learning Technology), membro do LabTE (Laboratório de Tecnologia Educativa) e colaboradora do Plano Nacional de Leitura 2027.

Esta formação ofereceu uma oportunidade para aproximar os participantes de metodologias emergentes, tendo em consideração o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, e a essencial inovação pedagógica, com introdução de recursos e utilização de ferramentas facilitadores da transformação digital da educação, para melhor responder às “exigências” das gerações mais novas e, por conseguinte, continuar a oferecer um ensino de qualidade aos nossos alunos.

Um bem-haja à formadora, Dra. Adelina Moura, pela partilha de conhecimentos de forma tão inspiradora!

Fica a certeza de que na educação não há conquistas fáceis e há caminhos sinuosos. Contudo, a partilha de conhecimento constitui uma mais-valia incontestável, porquanto nos pode dar indicação sobre se vamos no caminho certo.