Orgãos de Administração e Gestão

AcaciodeBrito

Diretor

Acácio Azevedo de Brito, profissionalmente inspetor da Educação e Ciência da IGEC, desde setembro de 2000, tendo exercido de setembro de 2015 a março de 2023 as funções de diretor da Escola Portuguesa de Díli-CELP-Ruy Cinatti em Timor-Leste.

Licenciado em Filosofia (Via Científica) e Filosofia (Via Ensino), com Pós-graduações em Gestão de Recursos Humanos, Filosofia e Desenvolvimento da Empresa e Ciências da Educação (Inspeção Educação).

Professor do ensino secundário de Filosofia e Psicologia e assistente universitário do Departamento de Gestão e Administração Pública na Universidade Portucalense, até 2000.

Convidado para este desafio, para exercer o cargo de diretor da Escola Portuguesa de Macau pelo Presidente da Fundação Escola Portuguesa de Macau, convite aceite e que mereceu autorização dos Senhores Ministros da Educação e do Ensino Superior de Portugal.

Iniciamos funções com o propósito de continuar e desenvolver a Escola Portuguesa de Macau, num espaço da língua e da cultura portuguesa em relação estreita com o mandarim e a cultura chinesa, exigente nos propósitos, qualificante e qualificadora dos recursos humanos;

Se o desiderato primeiro, a promoção e difusão da língua e da cultura portuguesa, bem como dos laços linguísticos e culturais entre Portugal e a China/RAEM é, a contribuição para a promoção socioeducativa dos recursos humanos, proporcionando uma formação de base cultural portuguesa/chinesa, que deve constituir O OBJETIVO ESTRATÉGICO.

Como documentos fundacionais e estruturantes para o cumprimento dos objetivos da Escola Portuguesa de Macau, invoque-se, (i) o Despacho Conjunto n.º 79/97, de 24 de junho, que cria a Escola Portuguesa de Macau-[EPM] e (ii) o Decreto-Lei n.º 89-B/98, de 9 de abril, que cria a Fundação Escola Portuguesa de Macau [FEPM].

Referência, ainda, de modo substantivo, à Portaria n.º 302/2021, de 15 de setembro, que aprova os princípios orientadores da conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens do currículo próprio da Escola Portuguesa de Macau, concretizado na oferta de ensino básico geral e de cursos científico-humanísticos do ensino secundário de Ciências, de Línguas e Humanidades e de Artes Visuais.

Bom trabalho!

Conselho Pedagógico

Órgão colegial responsável pela orientação educativa, que presta apoio ao Diretor nos domínios pedagógico e didático.

Conselho Administrativo

Órgão colegial de apoio ao Diretor na gestão administrativa e financeira da EPM.

Conselho de Disciplina e de Aconselhamento

Órgão colegial de apoio ao Diretor em matéria de disciplina e aconselhamento aos alunos.